domingo, 15 de fevereiro de 2009

80 anos da Congregação Mariana


E a encenação na missa dos 80 anos continua...

80 anos da Congregação Mariana


Encenação da aparição de Nossa Senhora a Bernadete de Soubirous

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A galera reunida


Todos reunidos! Salve,Maria!

Capela de Santo Antonio


Após a trilha maravilhosa, visitamos a Feirinha de Teresópolis e fomos assistir à missa na Igreja de Santo Antonio com a celebração do Padre Jorge também congregado.

Dedo de Deus


Estávamos no lugare certo,não?

Passeio em Teresópolis


Houve uma reunião de todos os congregados marianos do Rio de Janeiro em Teresópolis com uma trilha ecológica no Parque Serra dos Órgãos. Algumas fotos para ilustrar:

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A história do nosso brasão

Distintivo da Congregação Mariana

O distintivo da Congregação Mariana

O distintivo da Congregação Mariana foi aprovado no Congresso Mundial das Congregações Marianas realizado em Roma, no período de 08 a 12 de setembro de 1954.

Mesmo após a grande maioria das Congregações Marianas existentes no mundo aderirem à nova denominação, ainda hoje muitas das Comunidades de Vida Cristã fazem uso do nosso distintivo, formado por um hexágono com o monograma de Cristo e Maria.

É importante conhecer bem o significado do nosso distintivo.

O hexágono nos lembra os seis dias da criação, e nos remete à perfeição das obras de Deus, que tudo perfaz. Como se sabe desde a matemática grega, o número “6” é um número perfeito, vez que é igual à soma de seus divisores: 6 = 1 + 2 + 3.

Portanto, o símbolo hexagonal significa ao mariano um caminho rumo à santidade, à perfeição do Pai, como nos propõe Jesus: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).

O fundo hexagonal azul nos lembra a cor de nossas fitas e de nossas bandeiras, representando a cor do manto de Maria Santíssima.

Sobre o fundo azul um monograma dourado com três letras:

X –Não é o nosso “X”, mas uma letra grega que se escreve como “X” mas se pronuncia como um “CH” aspirado alemão. É a primeira letra do nome de Cristo em grego: Χριστüς (“Kristós” = ungido)

P – Não é a nossa letra “P”, mas uma letra grega que corresponde ao nosso “R”. É a segunda letra do nome Cristo em grego.

Assim, a junção dessas duas letras (“X” e “P”) representa o nome de Cristo. O “X” significando a primeira letra de Cristo, em grego (Χριστüς), ou as letras “CH” de Cristo, em latim (Christus). E o “P” significando a segunda letra de Cristo, em grego, equivalente ao “R” de Cristo em latim.

Há quem proponha, porém, que a letra “P” se trata da primeira letra da palavra Rei em grego, razão pela qual a união das duas letras (“X” e “P”) representaria a expressão Cristo Rei.

M – é a inicial do nome de Maria. Ela se forma a partir da letra “X”, sobreposta ao “P”.

A cor dourada do monograma nos lembra a cor de Cristo Rei.

As letras douradas sobre o fundo azul querem significar ainda que Jesus é o Sol que brilha a partir desse céu azul de ternura, que é Maria.

Assim nosso distintivo funde o nome de Maria com o de Cristo, reproduzindo o nosso lema: Ad Iesum per Mariam, ou seja A Jesus por Maria.

Faz-se necessário observar que, embora as letras que formam o monograma (“X” e “P”) sejam extraídas no nome de Cristo em grego, o lema mariano adotado é “A Jesus por Maria”, e não “A Cristo por Maria”. Não está errado. A opção pela primeira expressão deve-se apenas à reafirmação de que Jesus, o nazareno, filho de Maria, é o Cristo, o Messias, o Emanuel, Deus conosco.